Isca passo a passo

Sapinho de Preguiçoso

Existe uma grande quantidade de versões de iscas imitando sapinhos, frogs, pererecas e outros batráquios, no entanto, com o aparecimento de novos materiais alternativos, a cada dia surgem novas e brilhantes ideias que muitas vezes podem até melhorar nossas pescarias.

Como é o caso dessa versão, da minha autoria. Confira o passo à passo de como fazê-la.

Passo 1

Comece criando uma pequena base de linha na curva do anzol. Passe cola, prenda a ponta do chenille e faça uma pequena bolinha com 3 a 4 voltas.

Dica: A bolinha de chenille serve para manter as penas abertas mas, poderá ser feita com uma infinidade de fios ou penas para dar volume. Também dubbing de diferentes materiais ou penas de avestruz ou pavão.

Passo 2

Prenda 2 penas (abertas) de cada lado da bolinha de chenille. Apare as sobras e faça uma base (ida e volta) com a linha de atar na haste do anzol. Passe cola para evitar que o material gire.

Passo 3

Amarre as pontas do chenille palmer e da tira de EVA (3 a 4 mm de largura). O EVA servirá para ajudar na flutuação da isca. Leve o fio de atar para perto do olho do anzol.

Passo 4

Enrole a tira de EVA na haste do anzol e amarre. Volte com a linha para 2/3 da haste do anzol.

Passo 5

Pegue o chenille palmer e enrole na haste do anzol até os 2/3 onde paramos a linha de atar.

Dica: Ao enrolar o chenille palmer, cuide para não prender as cerdas. Portanto, se puxá-las com a mão esquerda, a cada volta, o resultado será melhor.

Passo 6

Prenda (pelo meio) 3 a 4 fios do silicone (8 cm) com kevlar de cada lado do anzol.

Passo 7

Enrole 2 voltas do chenille palmer antes do conjunto de pernas, mais 2 no meio e mais 2 a 4, depois.

Passo 8

Corte um tufo de lite brite, com 5 cm de comprimento, prenda pela metade, dobre espalhando e amarre por cima.

Passo 9

Fixe os olhos na parte superior e pinte algumas manchas com o pincel preto.

Comentários

Os olhos têm a função básica de dar realismo ao pescador. No entanto, ao colá-los com cola a base de cianoacrilato apoie os dedos por baixo para manter o material aberto e achatado, no dorso e barriga da isca.

O acabamento da cabeça também poderá ser feito com um pouco de silicone.

Trabalho da Isca

Aproveito para explicar o termo preguiçoso, incluso no nome. O chenille palmer utilizado para fazer corpos de iscas, são tão fáceis de manusear que costumo denominá-lo de material de preguiçoso. Outra razão é pelo trabalho lento da isca. Puxadas suaves e com pausas para dar tempo das penas e pernas se movimentarem.

Aos amantes da pesca de Traíras essa é uma boa opção.

Material

• Anzol longo: nº. 2
• Cauda: Penas de galo (saddle) e chenille
• Corpo: Chenille palmer com brilho e tira de EVA.
• Pernas: Silicone com kevlar
• Acabamento: Olho 3D (8 mm), lite brite e pincel de tinta permanente.

Gostou da isca Sapinho de Preguiçoso?
Que tal utilizá-la em sua próxima pescaria de Fly?
Preparamos um Kit especial com todo o material necessário com um belo desconto se comparado à compra dos itens separados.

4 comentários sobre “Sapinho de Preguiçoso

  1. alexsandro andrade disse:

    Adoro seu programa na fish tv, acho fantástico e muito bonita a pesca com mosca. Gostaria muito de iniciar nessa modalidade, mas na minha região, a não ser a traíra, que ja vi ser pescada com mosca, não sei se daria para pescar outros peixes. As espécies que prevalecem aqui são as curimbas, piaus, as piranhas brancas e pequenos pacus. Dá pra pescar esses peixes no fly? Se der quais as iscas recomendadas para essa pescaria?? Agradeço muito se puder me ajudar!

    1. Obrigado pelo carinho Alessandro. A pesca com moscas realmente é muito interessante, seja pela beleza plástica do arremesso ou fisgar os peixes. Gosto tanto, acho simples e costumo comparar com uma vara caipira com um pouco mais de linha. As traíras é uma paixão pescá-las com fly. Seja com sapinhos, poppers ou streamers o ataque dela é fantástico. Tem em todo o Brasil e em qualquer laguinho. Já os pacus são um pouco mais difíceis de pescar. Depende do lugar onde habitam. Se for em pesqueiros é mais fácil.

      Se tiver alguma dúvida ou quiser bater um papo, pode me chamar no WhatsApp (11) 99132-6133.

      Para receber dicas de fly e atado, gratuitamente, participe do grupo de WhatsApp clicando aqui.

      Eu também estou no instagram @BetinhoOliveiraOficial, com Lives semanais:

      Vídeos e conteúdos gratuitos, estão disponíveis no meu canal do YouTube

  2. Carlos de Souza disse:

    Oi Betinho blz sou fã do seu trabalho. Gostaria de saber se essas iscas que vc faz (moscas), é só para pesca com fly ou pode ser usadas em outros tipos de modalidades?

    1. As iscas de Fly podem ser arremessadas com pequenas chumbadas em carretilhas ou molinetes. Também com boias de arremesso ou até mesmo penduradas em iscas artificiais. Por outro lado, se for pescar lambaris com iscas pequenas você pode usar a varinha de bambu somente com a linha fina.

      Vídeos e conteúdos gratuitos, estão disponíveis no meu canal do YouTube

      🙂 Grande abs
      Betinho Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *