Isca passo a passo

Mosca Fat Albert

Esse modelo de isca foi criado pelo pescador americano Brent Taylor de Kansas City e caiu no gosto dos pescadores adeptos da pescaria de superfície, ganhando inúmeras variações. Ela imita insetos terrestriais como: gafanhotos, besouros, formigas, etc. Experimentei-a pela primeira vez, há muitos anos, numa pescaria de Trutas na Patagônia Chilena. Um show !

Desde então, a utilizo em muitas situações, principalmente nas pescarias de Trutas, sempre buscando variações e adaptações de tamanhos e cores. Posso garantir que funciona também nas pescarias de Matrinxã e Piraputanga, seja na natureza ou até mesmo em pesqueiros.

Sua montagem é muito simples e não exige muita habilidade do atador.

 

Passo á passo

Passo 1

Inicie criando uma base de linha para dar uma boa sustentação na estrutura da isca – é um alicerce para a montagem. Passe cola para reforçar e evitar que gire. Em seguida, prenda a ponta da primeira tira de EVA na cor preta (próximo ao olho do anzol) que ficará por cima na montagem final. Amarre em direção à curva do anzol e volte enrolando a linha de atar até o ponto de partida.

Passo 2

Amarre a segunda tira na cor laranja. Repita a operação reforçando a amarração até a curva do anzol, onde paramos a primeira tira. Cubra todo o EVA com o fio de atar.

Passo 3

Faça de 4 a 5 gomos com o EVA laranja e dobre a tira preta por cima e amarre.

Passo 4

Coloque um tufo de lã acrílica branca, amarrada pelo meio. Ao dobrar o comprimento deve ficar no máximo na traseira da isca. Prenda dois fios de silicone de cada lado para fazer as patas traseiras.

Dica: junte os dois fios e dê um nó para montar uma espécie de joelho. Corte bem curto a parte de fora para deixar a outra ponta voltada para dentro.

Passo 5

Acrescente mais uma tira de EVA preto sobre a lã acrílica e amarre. A tira de EVA vai sustentar a lã na posição desejada. Se necessário, apare um pouco o EVA para não encobrir a lã que será de grande utilidade para a visualização da isca. Leve a linha de atar para o olho do anzol.

Passo 6

Amarre as tiras de EVA uma-a-uma para dar mais sustentação. Isso também facilita o controle do material além de evitar arrebentar o fio de atar. Como existem variações a respeito dessa isca, é comum alguns atadores amarrarem tudo de uma única vez.

Passo 7

Apare a sobra de EVA começando pelo de baixo. Deixe um pouco mais comprido para funcionar como cabeça. Apare os cantos e fixe mais um fio de silicone de cada lado para fazer as pernas dianteiras.

Passo 8

Finalize o nó, passe cole por baixo e apare as patas.

Material

  • Anzol: tamanhos 4 a 12.
  • EVA em tiras de 6 a 8 mm de largura, com 2 a 3 mm de espessura. Combinação de cores: Bege/marrom, preto/vermelho, amarelo/preto, marrom/laranja, preto/laranja.
  • Pernas: Fio de Silicone Legs (variando entre o marrom e preto).
  • Indicador: Lã acrílica branca

Trabalho de Isca

Essa mosca pode ser usada basicamente de duas formas: imóveis, simplesmente imitando o inseto caindo da árvore ou com pequenos toques, para imitar o bicho se debatendo.
Nos lagos arremessamos bem próximo da margem ou de alguma estrutura como pedras e paus. Também pode ser utilizada para pescar no visual quando as trutas estão comendo no meio do lago.

Nos rios o arremesso é feito bem próximo da margem, nas entradas e saídas de poços, sob galhadas (parte sombreada) de juncos, salses, quilá (espécie de bambú), etc.

No caso da pescaria de trutas, até hoje não consegui explicar o motivo pelo qual besouros e afins caem na água e não se debatem. Seria pela baixa temperatura da água ou pelo instinto de não se mexerem para não serem devorados por uma Truta? Como não temos uma resposta definitiva, adotamos os dois critérios: arremessamos e contamos até cinco, se não atacar movimentamos a isca por alguns metros com pequenos e curtos toques.

 

Gostou da isca Mosca Fat Albert?
Que tal utilizá-la em sua próxima pescaria de Fly?
Preparamos um Kit especial com todo o material necessário com um belo desconto se comparado à compra dos itens separados.

6 comentários sobre “Mosca Fat Albert

  1. Francisco disse:

    Gostei e vou tentar atar algumas para levar para o Rio Manso, atrás das piraputangas. Obrigado.

    1. Betinho Oliveira disse:

      Muito bom Francisco! Depois nos conte como foi o resultado da pescaria no rio Manso com as moscas Fat Albert.

      Vídeos e conteúdos gratuitos, estão disponíveis no meu canal do YouTube

      Grande abs
      Betinho Oliveira
      🎣😀

  2. Aparecido Daniel disse:

    Como fazer para comprar material para fazer as iscas, igual a que você fez ai no programa?

    1. Olá Aparecido Daniel! Muito gratificante saber que você curte nosso programa na Fish TV.
      Todos os produtos que usamos no programa são desenvolvidos e produzidos em nossa oficina na Betinho Fishing & Adventures e podem ser adquiridos aqui no site.

      Se tiver alguma dúvida ou quiser bater um papo, pode me chamar no WhatsApp (11) 99132-6133.

      Grande abs
      Betinho Oliveira
      🎣😀

  3. Olá! gosto demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
    PARABÉNS

    1. Olá meu amigo!
      agradeço pelo comentário!

      Se tiver alguma dúvida ou quiser bater um papo, pode me chamar no WhatsApp (11) 99132-6133.

      Para receber dicas de fly e atado, gratuitamente, participe do grupo de WhatsApp clicando aqui.

      Eu também estou no instagram @BetinhoOliveiraOficial, com Lives semanais.

      Vídeos e conteúdos gratuitos, estão disponíveis no meu canal do YouTube

      Grande abs
      Betinho Oliveira
      🎣😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *