Isca passo a passo

Cigarrinha

Quem nunca ouviu falar de cigarra pelo menos já escutou seu canto ensurdecedor no período de acasalamento.

Ou já leu nas fábulas de La Fontaine sobre “ A Cigarra e a Formiga“.

Existem mais de 1 500 tipos diferentes de cigarra. Já foram detectados exemplares com  20  até 130 milímetros de comprimento.

Normalmente, são encontrados em regiões de florestas tropicais, mas também podem ser encontrados em outros tipos de vegetações.

As iscas imitando o inseto, desenvolvidas por todo o mundo, recebem normalmente o nome de “ Cicada “(Cicadidae – cicadídeos).

A cigarra é um inseto de metamorfose incompleta (Hemimetabolismo).  Ovo → Ninfa → Inseto adulto. As fêmeas põem seus ovos e morrem logo depois. Após a eclosão dos ovos, os insetos jovens (ou “ninfas”) caem no chão e entram na terra.

As ninfas vivem na terra por 1 a 17 anos (depende da espécie) alimentando-se da seiva de raízes.  Depois desse período, elas cavam

túneis, sobem nas árvores e sofrem uma metamorfose, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento.  O acasalamento

ocorre geralmente durante os meses quentes do ano, o que varia de acordo com a região geográfica.

As cigarras masculinas começam a cantar com um ruído zumbindo agudo, alto, para atrair fêmeas. As fêmeas também fazem um

pequeno som, porém bem baixo. As cigarras masculinas cantam vibrando as membranas no lado de baixo do primeiro segmento

abdominal. As cigarras masculinas são também capazes de fazer um grito alto quando perturbadas. Acredita-se que tal gritar

pode ser eficaz diante de determinados predadores.

Passo-a-passo

Passo 1

Corte uma tira de EVA com 1 cm de largura por 12 cm de comprimento e faça um pequeno afunilamento numa das extremidades.

Importante: Após o afunilamento deverá sobrar pelo menos o comprimento do anzol.

Passo 2

Espete o anzol pelo centro do afunilamento e enrole a linha de atar na haste do anzol para criar uma base(até a curva do anzol). Passe cola.

Passo 3

Gire a parte mais curta do EVA para dentro da curva do anzol, dobre a sobra mais comprida por cima e amarre as duas partes para criar um pequeno gomo – que será parte do corpo da cigarra. Dê umas seis voltas e amarre.

Passo 4

Levante o EVA mais comprido, passe a linha de atar(entre o EVA e a haste do anzol) levando-a um pouco mais adiante para criar o segundo gomo do corpo. Amarre o EVA inferior e deite a parte superior no mesmo ponto para fixar.

Dica: Evite apertar demais para que este segundo fique um pouco mais gordo que o primeiro.

Passo 5

Avance a linha de atar e prepare o terceiro gomo mais gordo que o anterior. Apare  a sobra do EVA da parte inferior. Enrole a linha sobre a parte superior do EVA, até o olho do anzol.

Passo 6

Prenda os olhos de plástico. Reforce amarrando várias vezes em cruz e passe cola.

Passo 7

Retorne a linha de atar para trás dos olhos de plástico e prenda duas penas do corpo de faisão(verde) e também um pequeno tufo de  Krystal flash(10 a 20 fios).

Variações de asa:

a.  Com cabelo sintético

b.  Somente com krystal flash ou outro tipo de brilho

c.  Com Deer Hair

Passo 8

Dobre o EVA sobre os olhos. Antes, porém, faça um estreitamento nas laterais para expor os olhos. Amarre. Apare a sobra e acrescente uma tira de silicone de cada lado para as pernas.

Passo 9

Risque grosseiramente algumas marcas pretas para quebrar um pouco o verde.

Caso queira mais brilho sobre a cabeça da isca acrescente um pequeno pedaço de papel água  na amarração final.

Lembrando que é uma isca flutuante portanto, poderá ser utilizada pescando na caída(perto de árvores, bambuzal, etc) ou trabalhada lentamente em lagos ou rios de água corrente.

Material

• Anzol: n 6 ou n 8 de haste curta
• Corpo: Tira de EVA (1 a 2 mm) verde ou variações
• Olhos: Corrente de plástico (4 a 5 mm)
• Pernas: Silicone rajado
• Asas: Pena de pescoço ou corpo de faisão e krystal flash( ou cabelo sintético ou ainda somente o krystal flash)
• Pintura: Pincel preto com tinta permanente.

Gostou da isca Cigarrinha?
Que tal utilizá-la em sua próxima pescaria de Fly?
Preparamos um Kit especial com todo o material necessário com um belo desconto se comparado à compra dos itens separados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *