Isca passo a passo

Ninfa Damsel Marabou

Quem é apaixonado pela pesca de truta sabe: a reprodução de uma ninfa, estágio ou forma imatura de insetos que sofrem metamorfose, são iscas muito produtivas.

As ninfas são abundantes em rios de água limpa e as imitações em moscas variam em tamanho, cor e material, conforme o país, ecossistemas, período ou estação. Mas você sempre deve ter algumas delas na sua caixa de iscas.

A ninfa que reproduzimos aqui imita o estágio aquático de insetos da ordem Odonata. Apesar de apresentarem algumas diferenças normalmente chamamos de libélulas. Tanto na fase adulta como na água, as ninfas são extremante predadoras.

A ordem Odonata apresenta várias espécies, que podem ser utilizadas como bioindicadoras de qualidade de ambiente. Exigentes, não escolhem ou sobrevivem em qualquer rio. A maioria desses organismos vivem perto de corpos d’água e sua fase jovem e estritamente aquática (Castella, 1987; Brown, 1997). Os adultos são terrestres-aéreos, mas facilmente visualizados próximos a água.

Passo-a-passo

Passo 1

Faça uma base de linha no anzol para dar consistência na isca. Amarre as pontas da pena de Marabou, leve a linha de atar para perto do olho do anzol e enrole a sobra da pena na haste do anzol ocupando até 2/3;

Passo 2

Prenda cinco pedaços de flash, dobre e amarre. Apare no comprimento máximo da haste do anzol, antes de começar o rabo.

Passo 3

Amarre os olhos perto do olho do anzol, a pena de galo pela base e também as cerdas do pavão.

Dica: Ao amarrar os olhos, cruze o fio de atar sobre o material  e também faça algumas voltas pela base para criar um apoio. Cruze o fio novamente por cima e por baixo e cole.

Passo 4

Junte as penas de pavão, faça uma leve torção e enrole em direção aos olhos cruzando sobre eles e amarre. Enrole 3 a 4 voltas da pena de galo e amarre antes dos olhos. Finalize e cole.

Como a isca afunda, sempre que for movimentada ela e subirá mas voltará com a cabeça para baixo sempre a cada pausa. É uma isca muito utilizada nas pescarias de truta e na maioria das vezes é trabalhada com pequenos e contínuos toques.

Material

• Rabo: Ponta de pena Marabou marrom claro ou oliva
• Corpo: Sobras do Marabou
• Asas: Glimmer ou Krystal flash transparente perolado
• Pernas: Colar (hackle) de Saddle grizzly (pena das costas de galo)
• Olho: Corrente de bolinhas (médio)
• Torax: Três a quatro cerdas de pavão
• Anzol: Tamanho 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *